sexta-feira, 27 de maio de 2011

Lagarta de Mariposa


A lagarta é a larva da borboleta, mariposa e alguns outros insetos conhecidos como Lepidópteros. Existem lagartas que são comestíveis, mas a maioria delas são consideradas pragas de plantas e árvores. Além disso, existem também as lagartas que são prejudiciais para os animais (incluindo humanos) porque contêm toxinas e venenos, mas, evidentemente, há também muitas delas que são atraentes e fascinantes por conta da aparência brilhante e coloração única.


No Brasil existem aproximadamente 50.000 espécies de Lepidópteros, mas as principais espécies de importância médica são apenas 16 e pertencem a quatro famílias: Saturniidae, Megalopygidae, Actiidae e Limacodidae.
 
Nem todas as lagartas possuem veneno. Apenas as lagartas de mariposa podem causar acidentes, o chamado erucismo (eruca=larva; erucismo é o envenenamento causado por uma larva de mariposa). O contato com as lagartas causa queimadura e dor, não havendo lesões mais graves, exceto quando o acidente ocorre com Lonomia obliqua, a qual pode causar um quadro hemorrágico.

Fotos: Pablo Menezes