sábado, 14 de maio de 2011

Primeiras Inflorescências na "APA Pau-Brasil" Búzios


A espécie Canna Denudata é uma planta perene, originária da América Tropical, alcançando até 2 metros de altura. Possui folhas lanceoladas. As Inflorescências são alongadas e floresce principalmente nos meses de primavera e verão com flores de coloração vermelha. O gênero Cannaceae possui aproximadamente 25 espécies, todas nativas da América do Sul e tropical. Propaga-se por sementes e por divisão de touceiras.



O Gengibre Azul, foi a primeira espécie nativa a chamar minha atenção. Um arbusto tipicamente tropical, apresenta folhas largas, brilhantes e coriáceas, com a nervura central verde-amarelada, com a face inferior arroxeada. É ramificada na base, apresentando ramos eretos. As flores azuis-arroxeadas despontam o ano todo, em inflorescências terminais. É uma planta muito rústica e florífera, adequando-se a maciços e conjuntos, assim como planta isolada.
Fotos: Pablo Menezes

 Voo da Mosca Verde para o Gengibre Azul.

Devem ser cultivadas a pleno sol ou meia-sombra, em solos adubados com matéria orgânica e regados regularmente. Multiplica-se pela divisão da planta, por estaquia e por sementes.

Gengibre Azul, floração em outono de 2011.
Fotos: Sheila Emoingt



Espécie com classificação ainda desconhecida.


Espécie com classificação ainda desconhecida.



Adorável orquídea terrestre Oeceoclades maculata. Esta é uma espécie de grande dispersão geográfica; ocorre em quase todo o Continente Americano, da Florida a Argentina; na Africa e na Ilha de Madagascar. São plantas de porte pequeno, com flores de aprox. 1,5cm, muito delicadas. Suas folhas parecem pequenas "espadas de São Jorge". São encontradas em quase todo território brasileiro em matas fechadas.



Formiga Vermelha sobre Maculata, foto noturna.

Fotos: Pablo Menezes 
Posted by Picasa